quarta-feira, 13 de maio de 2009

Edu Life



Tem como data da ultima postagem 2008, mas trata-se de um blog que traz artigos interessantes sobre a educação cotidiana que relaciona fatores como os medos, a imaginação e cognição. Tem várias categorias incluindo dicas para dia-a-dia, relatos de um diário de um professor, tecnologia, nutrição. Comporta local para comentários e é interligado com o site Psicologia Educacional.

11 comentários:

  1. Luciana S. Schmidt PSI 23

    Mentes Que Mudam

    Todo momento falamos ou ouvimos de mudarmos de idéia, temos opiniões que quando algo ocorre mudam de direção. Mentes são difíceis de mudar. Muitos aspectos de nossa vida são orientados para isso, por exemplo: convencer um colega de mudar o modo de fazer uma certa tarefa, quando professor, o individuo mostra aos alunos novas maneiras de pensar em algo conhecido, um vendedor que convence um consumidor de mudar de marca.
    O que acontece quando mudamos nosso modo de pensar? O que exatamente é necessário que a pessoa mude mentalmente e comece a agir com base nesta mudança?
    Mudar mente para Howard Gardner, autor do livro Mentes que Mudam, é usada em situações em que o individuo abandone seu modo costumeiro de pensar sobre uma questão importante, com isso passe a ver essa questão de um novo ponte de vista.

    ResponderExcluir
  2. Luciana S. Schmidt PSI23

    Idéia (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
    - s. f.
    1. Representação que se forma no espírito.
    2. Percepção! intelectual.
    3. Pensamento.
    4. Lembrança, memória.
    5. Plano, intenção.
    6. Fantasia.
    7. Doutrina; sistema.
    Ideia fixa: a que preocupa o espírito constantemente.
    Ideia nova: princípio político ou social tendente a melhorar ou regenerar os povos.
    Ideias avançadas: política ou crença religiosa mais liberal que a dominante.
    idear - v. tr.
    1. Criar na mente.
    2. Conceber.
    3. Pôr na ideia.
    4. Planejar, projectar.

    Idéia – (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia)
    s.f. Representação mental que o espírito forma de qualquer coisa: idéia do bem, do belo. / Percepção elementar, aproximada: tenho uma vaga idéia disso. / Inspiração, concepção literária ou artística: foi uma idéia de gênio. / Intenção determinada: mudar de idéia. / Opinião, apreciação: fazer uma alta idéia de alguém. / Capricho, fantasia: viver segundo suas idéias. / Recurso, expediente: ocorreu-lhe uma idéia feliz. / Sistema filosófico, doutrina: as idéias de Platão inspiraram diversas escolas. / Lembrança: tenho idéia de já ter visto isso. // Idéia fixa, pensamento dominante e obsessivo: está com a idéia fixa de perseguição. // Idéia geral, conceito. // Tirar alguma coisa da idéia, deixar de pensar numa coisa. // Dar idéia de alguma coisa, mostrar semelhança, trazer à memória. // Fazer idéia (de alguma coisa), imaginá-la, compreendê-la: ele parecia um doido, nem podes fazer idéia. // Ter boas idéias, ser engenhoso, ter boa concepção.
    Ideia-forca
    s.f. Idéia principal, eixo de um raciocínio, germe de uma ação.
    Ideia-mae
    s.f. Aquela que gera um processo, outras idéias etc. / Idéia excelente; achado.

    Pensar – (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
    v. intr.
    1. Formar ideias.
    2. Reflectir!.
    3. Raciocinar.
    4. Ser de parecer.
    5. Tencionar.
    6. Ter no pensamento.
    v. tr.
    7. Imaginar, julgar.
    8. Planear.
    9. Dar penso a.
    10. Tratar convenientemente.
    11. Fazer curativo.
    s. m.
    12. Pensamento; opinião; juízo.


    Pensar - (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia)
    v.t. e v.i. Processo pelo qual a consciência apreende em um conteúdo determinado objeto; refletir; formar, combinar idéias. / Meditar, raciocinar. / Supor, cuidar, imaginar. / Cogitar, planejar.

    ResponderExcluir
  3. Luciana S. Schmidt PSI 23

    Representação mental: o principio de 80/20

    Desde o inicia da infância muitos de nós passamos por experiências de mudança mental, somos educados de forma a nos deparar com situações que devemos nos dedicar o maximo e nestas dedicações direcionar porções de tempo equivalente a cada situação. Segundo o autor essa dedicação é principio 50/50, se tivéssemos uma atividade que precisamos de conhecimento, por exemplo, aprende xadrez, ou uma atividade em casa ou no trtabalho, devemos dividir essa atenção igualmente.
    Como explica Richard Koch em seu livro the 80 20 Principles, devemos evitar injetar quantidades iguais de energia em nossas tarefas. Precisamos estar alertas as pontos críticos que colocam os objetivos dentro ou forra de nossa alcance.
    Pesquisas mostram que na maioria dos negócios cerca de 80% dos lucros vem de 20% dos produtos. Neste casso faz mais sentido dar mais atenção e mais recursos aos produtos lucrativos e abandonar os que trazem prejuízo. Os melhores funcionários melhor remunerados e os não lucrativos deixado com posição inferior. 80% dos projetos na força de trabalho vem de um pequeno numero que devem ser estudados.
    A mesma coisa ocorre quando falamos de cliente, os melhores são responsáveis pela maior parte do sucesso, quanto a maioria tem uma pequena contribuição.
    Podemos pensar que o principio 80/20 seria fácil de explicar compreender e absorver. Isso seria fácil se o ser humano fosse planejado como criaturas com capacidade de aprender e pensar sobre escolhas de maneira nova.

    ResponderExcluir
  4. Luciana S. Schmidt PSI 23
    Representação – ( Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
    s. f.
    1. Exposição, exibição.
    2. Quadro, escultura ou gravura que reproduz uma coisa ou pessoa.
    3. Exposição verbal ou escrita do que temos na mente.
    4. Observação feita em termos persuasivos.
    5. Reclamação em que se fundamentam os direitos ao que se pede.
    6. Récita.
    7. Tratamento; ostentação inerente a um cargo.
    8. Corporação dos representantes de uma nação.
    representar
    v. tr.
    1. Patentear, revelar, mostrar.
    2. Reproduzir pela pintura, escultura, gravura, etc.
    3. Trazer à memória, significar, simbolizar.
    4. Expor (por meio de representação).
    5. Ser mandatário, procurador, embaixador ou agente de.
    6. Fazer as vezes de.
    7. Figurar, parecer ter.
    8. Pôr em cena.
    9. Ter na peça um papel.
    v. intr.
    10. Dirigir uma representação a.
    11. Fazer um papel.
    v. pron.
    12. Figurar-se.


    Representação – (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia)s.f. Ato ou efeito de representar. / Exposição, exibição. / Idéia que concebemos do mundo ou de uma coisa. / Ato de representar, de desempenhar papéis em teatro: representação de uma comédia, de um drama. / Reprodução por meio da escultura, da pintura, da gravura: representação de uma batalha. / Reclamação ou protesto a uma autoridade. / Importância de um cargo, de uma posição pública etc. / Trabalho desempenhado em nome de uma firma, de uma empresa: representação comercial.

    Mental - (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
    adj. 2 gén.
    1. Da mente ou a ela relativo.
    2. Que se faz mentalmente.
    3. Intelectual.
    4. Relativo ao mento.

    Mental - (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) adj. Que diz respeito à mente; espiritual. // Idade mental, grau de maturidade psicológica e intelectual apresentada por um indivíduo. (É determinada experimentalmente por meio de certos testes). // Doença mental, alteração das funções psíquicas.
    Mentalidade
    s.f. Estado de espírito; maneira de pensar: a mentalidade do meio, de uma época. // Mentalidade primitiva, segundo Levy-Bruhl, conjunto de idéias ou de reações próprias ou características do homem primitivo. (Esta expressão está hoje em desuso.)

    Principiar- (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
    v. tr.
    1. Dar princípio a; começar.
    v. intr.
    2. Ter princípio.

    Principio - (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) s.m. Começo, origem, fonte. / Física. Lei de caráter geral que rege um conjunto de fenômenos verificados pela exatidão de suas conseqüências: princípio da equivalência. / &151; S.m.pl. Regra da conduta, maneira de ver. / Regras fundamentais admitidas como base de uma ciência, de uma arte etc.

    ResponderExcluir
  5. Luciana S. Schmidt PSI 23
    Fatores que podem operar nos casos da mudança:
    • Razão – Pode envolver pura lógica, uso de analogia, quando o individua se depara com o principio de 80/20 deve ser guiado pelo raciocínio, tentaria identificar todas as considerações relevantes.
    (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) Razão s.f. Mente ou uma função usada para pensar. &151; Por exemplo, pedimos a alguém que use sua razão e não suas emoções. / Prova para uma crença, opinião ou juízo. &151; Exemplificando, exigimos a razão para que uma pessoa creia que alguém é um ladrão. / Faculdade que permite o processo para se chegar a uma decisão ou conclusão, o raciocínio. &151; Como exemplo, dizemos que o júri estava raciocinando corretamente quando decidiu que o réu era culpado.
    • Pesquisa – O endivido usa de argumento , uso de testes estatísticos para verificar o principio 80/20
    (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia)
    Pesquisa s.f. Ato ou efeito de pesquisar; busca, investigação, recolhimento de dados. / Exame de laboratório.
    Pesquisador adj. e s.m. Que ou quem procura, pesquisa. / Que ou quem tem o espírito voltado para a descoberta, que se consagra à pesquisa científica.
    Pesquisar v.t. Investigar, com a finalidade de descobrir conhecimentos novos. / Recolher elementos para o estudo de algo.
    • Ressonância – Geralmente ocorre por termos uma relação com um modificador de mentes. Quanto esse príncipe passa ser uma melhor abordagem, é mais provável ser adotada por um individuo que toma decisões em uma organização.
    (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) Ressonância s.f. Ato ou efeito de ressonar, de repercutir. / Propriedade de aumentar a duração ou a intensidade do som: a ressonância de uma sala. / Modo de transmissão das ondas sonoras por um corpo. / Ruído confuso resultante do prolongamento ou reflexão de um som. / Fig. Repercussão, reação: sua proposta não teve a menor ressonância. / Física. Ressonon. / Grande aumento da amplitude de uma oscilação sob a influência de impulsões regulares de igual freqüência. // Ressonância elétrica, fenômeno da mesma natureza, produzido por indução a distância. // Caixa de ressonância, o mesmo que ressonador. / Química Particularidade de certas moléculas orgânicas que não podem ser representadas a não ser por um conjunto de estruturas que diferem pela localização dos elétrons. // Ressonância magnética, método de análise espectroscópica baseada nas transições induzidas entre certos níveis de energia de um átomo, de um íon, de uma molécula, submetidos a um campo magnético. (O momento magnético nuclear criado pode provir dos núcleos [R.M.N., ressonância magnética nuclear ou remnografia, utilizada em visualização médica] ou dos elétrons [R.P.E., ressonância paramagnética eletrônica].)
    • Retórica – É um item importante m]para mudar mente, baseada em muitos componente, funciona melhor quando abrange a lógica concisa.
    (http://wwwdicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) Retóricas.f. Arte de bem falar; conjunto de regras relativas à eloqüência: a retórica era valorizada ao extremo entre os antigos. / Livro que encerra estas regras. / Pej. Afetação de eloqüência: isto é pura retórica. // Figura de retórica, v. FIGURA.

    • Redescrições representacionais – São técnicas, é possível apresentar o principio de 80/20 de forma lingüística numérica e gráfica.
    • Recurso e recompensa – “qualquer pessoa que tenha a mente aberta esta em alcance em mudar mente.
    • Evento do mundo Real – A legislação pode adotar essa principio mesmo quando há guerras, fura coes, etc.
    • Resistência – Embora seja fácil mudar mente nos primeiros anos de vida, fica difícil mudar conforme os anos passam.

    ResponderExcluir
  6. Luciana S. Schmidt PSI 23
    (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) Resistencia s.f. Qualidade de um corpo que reage contra a ação de outro corpo. / Aptidão para suportar a fadiga, a fome, o esforço: soldados que têm resistência. / Defesa contra um ataque: opor forte resistência a assaltantes. / Oposição, reação, recusa de submissão à vontade de outrem: obedecer sem resistência. / Força que se opõe ao movimento; inércia. / Organização que, num país ocupado por forças militares estrangeiras, reúne civis e militares empenhados em combater o inimigo com ações de sabotagem, guerrilha etc. / Eletricidade. Quociente de uma diferença de potencial aplicada às extremidades de um condutor pela intensidade da corrente que ela produz quando o condutor não é dotado de força eletromotriz. / Condutor elétrico do qual se utiliza especialmente a resistência. // Centro de resistência, agrupamento das organizações defensivas de um batalhão articulado em pontos de apoio. // Prato, peça de resistência, prato principal de uma refeição. // Resistência do ar, força que o ar, mesmo imóvel, opõe ao deslocamento de um corpo, particularmente de um projétil. // Construção. Resistência dos materiais, ciência que tem como objetivo determinar as dimensões dos elementos de uma construção para que possam resistir à tensão que terão de suportar. // Resistência passiva, a que se faz sem revide, sem apelo à violência. Resistencia cruzada resistência a antibióticos similares (pop)

    ResponderExcluir
  7. Luciana S. Schmidt PSI 23
    Conteúda da Mente

    Idéias – Existem muitas, em todo contexto sito uma, principio 80/20.
    Conceitos – A criança tem um conceto de cachorro diferenta de um adulto, a criança identifica como, é peludo, tem quatro patas, a late, a adulta sabe que é um cachorro.
    (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) Conceito - s.m. Idéia que uma pessoa faz de uma classe de objetos, assim como gato, cavalo ou casa, ou de uma classe de idéias como amor, liberdade ou Deus. &151; É uma consciência de suas qualidades que faz de um objeto ou de uma idéia o que são ou parecem ser. Grande número dos estudos filosóficos consiste em tativas empreendidas pelo homem para definir conceitos. Todos os substantivos são conceitos elaborados pelo homem.
    ( Michaelis Dicionário Português) Conceito con.cei.to sm (lat conceptu) 1 Aquilo que o espírito concebe ou entende; idéia; noção. 2 Expressão sintética. 3 Símbolo, síntese. 4 A mente, o entendimento, o juízo. 5 Reputação. 6 Consideração. 7 Opinião. 8 Dito engenhoso; máxima, sentença. 9 Conteúdo de uma proposição; moralidade de um conto. 10 Parte de uma charada em que se define a palavra inteira. 11 Sociol Termo que designa uma classe de fenômenos observados ou observáveis. 12 Lóg A idéia, enquanto abstrata
    Historia – Narrativas que descrevem aventos do passar do tempo. As historias concistem em um personagem, muitas vezes e a tentativa de resolução.
    Teoria – Na infância as crianças desenvolvem teorias de como as coisa funcionam no mundo, encontram teorias que são mantidas pelos indivíduos qua fazem parte do seo contexto social, por exemplo, todas as crianças dia de chuva desenvolve a teoria da tempestade.

    ResponderExcluir
  8. Luciana S. Schmidt PSI 23
    ( Michaelis Dicionário Português) Teoria te.o.ri.a sf (gr theoría) 1 Princípios básicos e elementares de uma arte ou ciência. 2 Sistema ou doutrina que trata desses princípios. 3 Conhecimento especulativo considerado independente de qualquer aplicação. 4 Conhecimento que se limita à exposição, sem passar à ação, sendo, portanto, o contrário da prática. 5 Conjetura, hipótese. 6 Utopia. 7 Noções gerais, generalidades. 8 Opiniões sistematizadas. 9 Relação entre um fato geral e os fatos particulares que dependem dele. 10 Astr Conjunto dos elementos que servem para calcular os movimentos de um planeta. 11 Lóg Hipótese já posta à prova, no mundo real, confirmada e, assim, aceita por cientistas orientados e experimentados no assunto; está, porém, sempre sujeita a modificação de acordo com novas descobertas. T. atômica: teoria segundo a qual os corpos são formados de átomos, cujas formas e propriedades constituem a natureza química de cada corpo, e que, sendo unidades inteiras, não podem jamais combinar-se com os outros átomos, senão em proporções definidas. T. celular, Biol: conjunto de conhecimentos referentes ao fato de que os seres vivos são compostos de células e de seus produtos inertes, e de que o crescimento é devido à divisão celular. T. da conjuntura: em Economia, teoria aplicada a uma situação favorável à existência de boas probabilidades de lucro. T. da evolução, Biol: conjunto de fatos que demonstram que as espécies evoluem e de princípios que explicam o mecanismo da evolução. T. da relatividade: síntese conceitual acerca da estrutura do Universo, formulada por Einstein como teoria restrita da relatividade (1905) e mais tarde (1915) ampliada por ele mesmo em princípio geral (teoria geral da relatividade). (Conseqüência da teoria da relatividade é que o Universo é finito, mas ilimitado.) T. ondulatória, Fís: aquela que afirma que as irradiações se propagam pelo espaço, sob a forma de distúrbios semelhantes a ondas. T. dos quanta, Fís: teoria do físico alemão Planck, segundo a qual grandezas, até agora consideradas contínuas (p ex, a luz, o tempo), devem ser olhadas como divididas em quantidades elementares.
    ( Dicionário de Psicologia) infância[Do lat. infantia.]S. f. Psicol. Período de vida que vai do nascimento à adolescência, extremamente dinâmico e rico, no qual o crescimento se faz, concomitantemente, em todos os domínios, e que, segundo os caracteres anatômicos, fisiológicos e psíquicos, se divide em três estágios: primeira infância, de zero a três anos; segunda infância, de três a sete anos; e terceira infância, de sete anos até a puberdade.

    ResponderExcluir
  9. Luciana S. Schmidt PSI 23

    Habilidades – Ou pratica de que o individua é capaz, Com freqüência, a facilidade de habilidades como: descascar banana, pegar uma bola, quando acontece o aprimoramente e que há a mudança de mente.

    ResponderExcluir
  10. Luciana S. Schmidt PSI 23
    Marcas de um Líder Afetivo

    Intelectual – geralmente destacam em termos de três inteligência: contador de historia, compreende as pessoas, se sente a vontade de formar questões fundamentais.
    (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) Intelectual adj. Concernente ou pertencente ao entendimento: vida intelectual; trabalho intelectual. / Que define a inteligência: quociente intelectual. / &151; s.m. e s.f. Pessoa que se ocupa, por gosto ou profissão, das coisas do espírito.
    Intelectualidade s.f. Qualidade do que é intelectual. / O conjunto das faculdades intelectuais. / Intelecto. / Conjunto de intelectuais. / Os intelectuais.
    Intelectualismo s.m. Doutrina filosófica que afirma o predomínio da inteligência sobre os sentimentos e a vontade. / Cultura das letras e ciências em grande escala.
    Intelectualista adj. Que diz respeito ao intelectualismo. / &151; s.m. e s.f. Pessoa que segue o intelectualismo.
    Intelectualizar v.t. Elevar à categoria de coisas intelectuais.
    Instinto – Segundo recurso pessoa que o líder deve ter. Uma intuição sobre o movimento certo em determinada situação
    (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) Instinto s.m. Impulso natural: instinto de conservação. / Primeiro movimento que dirige o homem e os animais em seu procedimento. / Tendência; aptidão inata. // &151; loc. adv. Por instinto, por uma espécie de intuição; sem reflexão: ele agiu por instinto.
    ( Michaelis Dicionário Português) Instinto ins.tin.to sm (lat instinctu) 1 Estímulo ou impulso natural, involuntário, pelo qual homens e animais executam certos atos sem conhecer o fim ou o porquê desses atos. 2 Inspiração. 3 Tendência ingênita dos animais. 4 Aptidão inata. 5 Psicol Resposta adaptativa complexa, não aprendida. 6 Psicol Impulso congênito acompanhado de excitação emocional. sm pl Formas de comportamento dos organismos não adquiridas durante a vida do indivíduo, mas herdadas (hábitos raciais). I. gregário, Zool: tendência inerente de congregar-se ou reagir em uníssono.
    Integridade – Tirar tempo pra analisar e refletir, tem sensibilidade as qualidades, são comprometidos em sua missão.
    (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) Integridade s.f. Estado de uma coisa que tem todas as suas partes: a integridade de uma soma. / Qualidade do que é inteiro, completo. / Fig. Qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível.
    ( Michaelis Dicionário Português) Integridade in.te.gri.da.de sf (lat integritate) 1 Qualidade do que é íntegro. 2 Inteireza moral, retidão, honestidade. 3 Imparcialidade. 4 Inocência. 5 Virgindade.

    ResponderExcluir
  11. Luciana S. Schmidt PSS 23

    Inteligência


    ( Dicionário de Psicologia) inteligência [Do lat. intelligentia.] S. f. Psicol. Capacidade de resolver situações problemáticas novas mediante reestruturação dos dados perceptivos.

    (http://www.dicionariodeportugues.com/?busca-palavra=ideia) Inteligência s.f. Faculdade de conhecer, de compreender: a inteligência distingue o homem do animal. / Compreensão; conhecimento profundo: ter inteligência para os negócios. / Destreza, habilidade: cumprir com inteligência uma missão. / Boa convivência, união de sentimentos: viver em perfeita inteligência com... / Ajuste, conluio, relações secretas: ter inteligência com o inimigo. //
    ( Michaelis Dicionário Português) Inteligente in.te.li.gen.te
    adj (lat intelligente) 1 Que tem inteligência. 2 Hábil, sagaz. s m+f Taur Pessoa que dirige as touradas.

    ResponderExcluir