quarta-feira, 13 de maio de 2009

Psicologia da Educação

Um blog muito simples para pesquisa, mas com bom conteúdo. Em sua primeira página ao contrário dos demais não exibem artigos mas esclarece como acontece o funcionamento do blog, suas funções e objetivos. Possui um espaço em todas as paginas para comentários, e fóruns que podem ser criados pelos visitantes. Tem os artigos separados conforme a abordagem da Psicologia ou autores, proporcionando facilidade para encontrar o que desejamos.

15 comentários:

  1. Fameblu – Faculdade Metropolitana de Blumenau
    Professora: Juçara Clemens
    Acadêmicas: Agda Gomes N. da Silva
    Neila Maria Mathias
    Curso: Psicologia – PSI 23

    No livro Os adolescentes nem adultos, nem crianças: Seres à procura de uma identidade própria o autor Augusto Palmonari relata sobre adolescência e relaciona esse período com todas as mudanças, os conflitos que os adolescentes sofrem com a chegada da puberdade. Relata sobre a sexualidade e ambigüidade do adolescente nesse período de transição da adolescência para a fase adulta, período que a socialização passa por tensões sejam elas individuais ou de formação de grupos, sendo que o adolescente está sempre em busca de uma identidade própria.

    Convidamos os interessados a visitarem nosso glossário disponível no blog(psicoescolaredu.blogspot.com)
    Esse glossário foi criado com o intuito de falar e esclarecer sobre determinadas palavras existente no livro citado acima, todas ligadas ao período da adolescência.

    Pratica Educativa referente ao livro Os adolescentes nem adultos, nem crianças: Seres à procura de uma identidade própria. Augusto Palmonari. Editora Paulinas – São Paulo. 2004.

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  2. Glossário
    Adolescência: A adolescência é uma fase de reestruturação afetiva e intelectual da personalidade, um processo de individualização e de metabolização das transformações fisiológicas ligadas a interação do corpo sexuado. O adolescente é assim como uma moratória infiltrada por uma problemática de identidade. O ideal consiste em negociar os lutos, as perdas e as desilusões até o momento em que o sujeito pode assumir sua separação e sua diferenciação na autonomia.(Doron, Parot, 2001, pag. 32)
    Ambígua: Que se tomar em mais de um sentido; equivoco, cujo procedimento denota insegurança.(Aurélio, 2006, pag. 116)
    Autoconceito: Representação de si mesmo, no sistema de conhecimentos do individuo. Essa representação é equivalente a uma estrutura cognitiva provavelmente complexa, que intervém no tratamento das informações que provêm, ou do ambiente, social do individuo ou do seu próprio comportamento. É formada de um conjunto de metaconhecimentos funcionais e de conhecimentos factuais que se encontram ativados por certos aspectos marcantes do ambiente ou do comportamento. O outro conceito serve para organizar a informação nova no que diz respeito a si mesmo. Ele implica regras de inferências, julgamentos, codificações, recuperação dessas informações na memória, assim como predição e planejamento dos comportamentos futuros.( .(Doron, Parot, 2001, pag. 98)

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  3. Auto-estima: A Avaliação pessoal que o individuo faz de si mesmo, o senso de seu próprio valor ou competência. Uma auto-estima excessivamente baixa é considerada como um indicador de um provável distúrbio psicológico e, em especial, é uma característica da depressão. Existem muitos questionários simples para medir a auto-estima, tanto quando testes sofisticados.( Stratton, Hayes, 1997, pag. 24)
    Comportamento: Atividade de um organismo em interação com o seu ambiente o termo designa, de maneira genérica, ou o conjunto das atividades(o comportamento humano) ou uma atividade em particular(atividades ou higiene, por exemplo). Num extremo comportamento é uma unidade descritiva mínima recortada de maneira convencional, mas, metodologicamente justificada, no fluxo continuo das atividades do sujeito; no outro extremo, ele é uma ampla unidade funcional dotada de significação na adaptação do organismo no seu meio.(Doron, Parot, 2001, pag. 157)

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  4. Contexto: A situação em geral ou ambiente no qual um evento ou fenômeno ocorre. Existe evidência de que a memória é altamente dependente do contexto e que o restabelecimento de um contexto fornece pistas que facilitam a recuperação das lembranças. De modo semelhante, o contexto de uma comunicação ou de uma expressão verbal pode ser um fator importante no modo como ela vai ser compreendida.(Stratton, Hayes, 1997, pag. 51)
    Deságio: Diferença entre o valor nominal de um titulo, ou um preço tabelado de uma mercadoria, e o valor efetivamente pago.(Aurélio, 2006, pag. 295)
    Dialética: Arte de dialogo ou da discussão.(Aurélio, 2006, pag. 316)
    Empatia: Intuição daquilo que se passa no outro,sem contudo esquecer-se de si mesmo,pois nesse caso,tratar-se-ia de identificação.Para Rogers a empatia consiste em captar com maior exatidão possível as referencias internas e competentes emocionais de outra pessoa e compreende-los como se fosse essa pessoa.(Doron, Parot, 2001, pag. 276)

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  5. Estimulo: Qualquer evento ao qual o organismo, humano, animal ou planta, responde. O estimulo é um termo em geral que evita especificar a forma em que a estimulação é apresentada. Essencialmente, refere-se a qualquer coisa que é detectada pelo equipamento sensório do organismo.(Stratton, Hayes, 1997, pag. 95)
    Frenético: Que tem ou revela frenesi.(Aurélio, 2006, pag.418)
    Identidade: No sentido geral, caráter daquilo que é o mesmo(mesmidade) ou único, embora possa ser percebido, representado ou denominado de maneiras diferentes.
    Vinculo: aquilo que liga, ligação, liame: estabeleceu-se um vinculo de cumplicidade entre dois amigos aquilo que se relaciona duas ou demais coisas entre si; ligação procurou-se saber se o vinculo poderia existir entre relação forte de sentimentos e de afetividade: Os vínculos entre mãe e filho.(Doron, Parot, 2001, pag. 403)
    Libido: Um termo originalmente usado por Freud para se referir à energia sexual derivada do id e disponível para energizar o poder da mente e das atividades físicas. Mais tarde, Freud reconsiderou a libido como uma energia geral da vida. No uso, cotidiano, o termo ainda está associado à conotação sexual.( Stratton, Hayes, 1997, pag. 139)

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  6. Maturação: Processo pelo qual um organismo atinge a maturidade, ou pelo qual uma função biológica ou psicológica se acha atualizada. A noção de maturação envolve sempre, senão exclusivamente, uma evolução interna do organismo corresponde a um programa de desenvolvimento característico da espécie na realidade, a expressão dos processos sempre se encontra estritamente imbricada na interação do organismo com o meio exterior.(Doron, Parot, 2001 pag. 485)
    Motivação: Inscreve-se a motivação na função de relação do comportamento: graças a ela, as necessidade se transformam em objetivos, planos e projetos: o sujeito busca ativamente formas de interação, de modo que certas relações com certos objetos são requeridas ou indispensáveis para o funcionamento. Distinguem-se motivações apetitivas ou de consumição, e motivações aversivas ou de evitação. A fome e a sede, de um lado a necessidade de evitar uma ameaça ou uma fonte de dor de outro, são exemplos de motivação e necessidade.(Doron, Parot, 2001, pag. 514)
    Ontogenia: Trata das origens e desenvolvimento do individuo. Provavelmente, o emprego mais conhecido, da palavra encontra-se na frase ‘ a ontogenia recapitula a filogenia’, a qual representa um principio biológico popular no começo do século vinte, afirmando que os estágios de crescimento de cada individuo membro de uma mesma espécie refletiam o desenvolvimento evolucionário da espécie em si.( Stratton, Hayes, 1997, pag. 163)

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  7. Percepção: Função de captação de informação dos acontecimentos dos meios exterior e interno através de mecanismos sensoriais a velha questão de a percepção nos fornecer um conhecimento do mundo. Tal como ele é, questão freqüente na reflexão dos filósofos, foi substituída na psicologia cientifica, e mais particularmente psicofisiologia moderna. Por uma perspectiva completamente diferente numerosos dados empíricos demonstram que a percepção não realiza um simples registro do real. As diferentes modalidades sensoriais, por meio das quais os organismos das diversas espécies entram em contato com o mundo exterior, recortam seletivamente, na realidade física, informações especificas, excluindo outras.(Doron, Parot, 2001, pag. 579)
    Personalidade: Aqueles traços relativamente duradouros de um individuo que explicam suas maneiras características de se comportar. Esta é uma elaboração nossa como uma definição útil, mas muitas alternativas seriam possíveis. As diferenças não são uma questão de precisão, mas de decidir que abordagem pode ser mais produtiva para o sujeito.(Stratton, Hayes, 1997, pag. 175)
    Pulsão sexual – força biológica inconsciente que ,agindo de forma permanente,suscita uma determinada conduta.
    A fonte das pulsões é corporal:,é um estado de excitação(fome,sede necessidade sexual)que orienta o organismo para um objeto,graças ao qual a tensão será reduzida.Freud estudou as pulsões ditas instintivas e o recalque*que elas sofrem pela censura*moral.(Sillamy, 2001, pag. 194)
    Síndrome: Sintoma.(Doron, Parot, 1998, pag. 710)
    Transgressão: Numa perspectiva psicodinâmica, a transgressão constitui uma experiência especificamente humana, realizada por um sujeito desejante, que, transpondo os limites, se depara com o enunciado da interdição. Como as interdições delimitam o desejável e reduzem o possível ao permitido, transpor e ir além é tentar deslocar os limites colocados ao acesso do conhecimento e da fruição. Prova de superação, mas também de negação dos princípios ligados aos efeitos de separação e diferenciação responsáveis pela castração e pela interdição do incesto, a transgressão é uma experiência impossível para reencontrar o estado original perdido da repleção e unificação.(Doron Parot, 2001 pag. 763)

    REFERÊNCIAS

    PALMONARI, Augusto. Os adolescentes nem adultos, nem crianças: Seres à procura de uma identidade própria. São Paulo: Paulinas, 2004.

    DORON, Roland; PAROT, Françoise. Dicionário de Psicologia. São Paulo: Ática, 2001.

    FERREIRA, A.B.H; et al. Minidicionário Aurélio. Curitiba: Positivo, 2006.

    SILLAMY, Norbert. Dicionário de Psicologia Larousse. Porto Alegre: Artmed, 1998.

    STRATTON, Peter; HAYES, Nicky. Dicionário de Psicologia. São Paulo: Pioneira, 1997.

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  8. CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
    FACULDADE METROPOLITANA DE BLUMENAU
    CURSO: Psicologia
    PROFESSORA: Juçara Clemens
    ALUNAS: Adriana Ribeiro da Silva e Maria Claudia Gazola
    Semestre: 2009.1

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  10. PRÁTICA EDUCATIVA PSI 23

    O livro Adolescentes nem adultos, nem crianças. Seres à procura de uma identidade própria de Augusto Palmonari nos fazem pensar e refletir e obter conhecimentos sobre as transformações na adolescência, sendo um período em que a pessoa não é mais criança, mais também ainda não é adulto, sendo uma fase caracterizada pelos impulsos do desenvolvimento físico, emocional, mental e social onde o adolescente está em busca de uma identidade própria, idade também aonde surgem conflitos familiares, acontece às identificações de grupos, a descoberta da sexualidade onde surgem dúvidas e curiosidades em relação ao sexo. Todas as mudanças nesta etapa da vida geram conflitos, sendo então nesta fase muito importante o conhecimento das transformações e o esclarecimento de dúvidas para uma vida saudável.

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  11. Por isso pensamos que este livro é uma boa indicação para todos que se interessam ou queiram entender, tirar dúvidas ou até mesmo se aprofundar no tema adolescência. Escolhemos algumas palavras do livro e termos que instigou e deixou dúvidas e nos fez realizar a busca de sentido e que será apresentada logo a baixo com seus respectivos significados para uma melhor compreensão na hora da leitura, esperamos que estas palavras possam lhes auxiliar.
    Desejamos uma ótima leitura a todos.

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  12. Glossário:
    1) Adaptação: Ajustamento de um organismo ao seu meio. (SILLAMY, Norbert; ano: 1998; pág. 10). Adaptação: Ato ou efeito de adaptar-se. Processo que permite a um ser vivo tornar-se mais apto a sobreviver no ambiente em que vive. (Mini Aurélio; ano: 2008; pág. 93).

    2) Adolescência: Período do crescimento humano usualmente situado entre o início da puberdade e o estabelecimento da maturidade adulta. Em termos de desenvolvimento o período caracteriza-se pela transição do estágio infantil para o estágio adulto de inúmeras funções incluindo as sexuais. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 15).

    3) Ambigüidade: Natureza de uma declaração ou situação que possui dois significados ou é suscetível de duas interpretações. Figuras ambíguas são as que podem ser vistas de duas maneiras ou mais. Como nas chamadas ilusões de perspectiva reversível. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 19).

    4) Anormalidade: Desvio mais ou menos extremo prejudicial das condições normais de equilíbrio, integração e ajustamento, tendo por causa direta ou indireta fatores patológicos ou mórbidos. O estudo das anormalidades mentais constitui o domínio da Psicopatologia. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 26).

    5) Apatia: Ausência de sentimento, indiferença. Pode ser com freqüência, sintoma de condição. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 27).

    6) Autonomia: Por oposição à heteronomia, designa o processo pelo qual um homem ou um grupo de homens, adquire ou determina por si mesmo suas próprias regras de conduta. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 10).

    7) Coetâneo: Que vive ou viveu na mesma época de outro. Que é da mesma idade do outro. (
    ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS; ano: 2008; pág. 318).

    8) Cognitivo: Modo como o indivíduo vê o mundo físico e social incluindo todos os seus fatos, conceitos, crenças e expectativas, assim como o padrão de suas relações mútuas. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 58).

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  13. 9) Comportamento: Conjunto de normas extremamente complexas de reações ou respostas de um organismo aos estímulos recebidos do seu meio. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág.: 59).

    10) Dialético: Busca da verdade pelo diálogo, pela discussão. Método de pensamento que opõem ideais ou fatos contraditórios com o intuito de resolver as contradições. (
    ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS; ano: 2008; pág. 441).

    11) Empatia: Compreensão intelectual de uma pessoa por outra pessoa, associada à capacidade de sentir como se fosse essa outra pessoa. A empatia é fenômeno muito mais complexo do que a simpatia. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 92).

    12) Empírica: Que se fundamenta nos dados da experiência, nos fatos recolhidos pela observação ou pela experimentação. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 276).

    13) Estereótipo: Percepção ou concepção relativamente rígida e esquemática de um aspecto da realidade, especialmente de grupos ou pessoas. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 107).

    14) Estímulo: Evento físico ou alteração na energia física que desencadeia a atividade fisiológica em um orgão sensorial. Em contexto psicofísico, o estímulo é sempre um agente externo que entra em relação com o processo sensorial, mas existem também motivações internas ( emoções, sentimentos ),que estimulam ou afetam o comportamento, sem a intervenção direta de uma energia física estranha ao organismo. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 108).

    15) Filogênese: conjunto dos processos de evolução dos seres vivos, dos mais elementares até os mais complexos. A filogênese fundamenta-se, por um lado, na taxonomia, classificação dos seres vivos de acordo com características fenotípicas comuns, e por outro, nas teorias da evolução que têm a intenção de explicar e dar conta da genealogia das espécies. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano 2003; pág. 347).

    16) Flexibilidade: Aptidão ou propriedade das condutas, caracterizada pela facilidade de aprender dados sob ângulos diferentes, de imaginar soluções variadas para um problema ou empregos variados e novos para um objeto ou palavra. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 349).

    17) Frenético: Que tem ou revela frenesi. (Mini Aurélio; ano: 2008; pág. 418).

    18) Homogeneidade: Intuitivamente, dizer que dois grupos são homogêneos é dizer que se pode misturá-los. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 397).

    19) Identidade: Qualidade de idêntico. Os caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa: nome, idade, estado, profissão, sexo, etc. (Mini Aurélio; ano: 2008; pág. 459).

    20) Individuação: Processo pelo qual uma parte do todo se torna progressivamente distinta e independente, a diferenciação de um todo em partes cada vez mais independentes. Trata-se de um complexo processo social que envolve mudanças na própria pessoa e na forma como ela é percebida pelos outros. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 154).

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  14. 21) Intrapsíquico: Tudo o que se origina ou ocorre no interior da mente, psique ou eu. Conflito intrapsíquico é aquele que se desencadeia entre dois impulsos ou motivos na mesma pessoa. Os conflitos endógenos, psicogênicos e autísticos são caracterizadamente intrapsíquicos. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 164).

    22) Latência: Condição de um mecanismo orgânico entre o início de um estímulo ou excitação e o início da reação ou resposta observável. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 179).

    23) Maturação: Aquele aspecto do processo de desenvolvimento para o qual contribuem os fatores inatos e hereditários que dotam o indivíduo com uma estrutura de personalidade potencial, propensa a manifestar-se à medida que ele cresce. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág.: 188).

    24) Motivação: Conjunto de fatores dinâmicos que determina a conduta de um indivíduo. (SILLAMY, Norbert; ano: 1998; pág. 158).

    25) Ontogênese: Ao contrário da noção de filogênese, que diz respeito a processos de evolução e de aquisição próprios de uma espécie, a noção de ontogênese designa o conjunto dos processos de desenvolvimento e de aquisição próprios de um indivíduo. Filogênese e ontogênese não são independentes: as aquisições individuais só são possíveis nos limites fixados pela espécie, e inversamente, o processo de aquisição da espécie é midiatizado pelas aquisições individuais. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 553).

    26) Percepção: Processo pelo qual o indivíduo se torna consciente dos objetos e relações no mundo circundante, na medida em que essa consciência depende de processos sensoriais. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 223).

    27) Personalidade: Elemento estável da conduta de uma pessoa, aquilo que a caracteriza e a diferencia de outrem. (SILLAMY, Norbert; ano: 1998; pág.: 180).

    28) Psicotrópicos: Medicamento que age sobre o psiquismo. (Mini Aurélio; ano: 2008; pág.: 664).

    29) Puberdade: O período relativamente curto de mudanças fisiológicas durante o qual os órgãos sexuais tornam-se maduros. Para as meninas, esse período não dura mais de seis meses, habitualmente, para os rapazes pode durar dois anos ou mais. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 263).

    30) Regressão: No seu sentido geral, freqüentemente adotado pelas ciências sociais, este termo designa um recuo, uma volta para trás, e se opõe ao termo progressão. Em biologia, a regressão (ontogenética ou filética) é um processo de retorno, por atrofia a uma forma aparentemente semelhante à de um estado anterior do desenvolvimento. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 664).

    31) Vínculos: Aquilo que liga, ligação, liame: estabeleceu-se um vínculo de cumplicidade entre dois amigos.(ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS; ano: 2008; pág. 1291 ).

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  15. REFERÊNCIAS

    ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. 2008.
    CABRAL, Álvaro; NICK, Eva. Dicionário Técnico de Psicologia. São Paulo: cultrix, 2003.
    DORON, Roland; PAROT, Françoise. Dicionário de Psicologia. São Paulo: Ática, 2001.
    MINI AURÉLIO. Dicionário da Língua Portuguesa. 2008.
    PALMONARI, Augusto. Os adolescentes nem adultos, nem crianças: Seres à procura de uma identidade própria. São Paulo: Paulinas, 2004.
    SILLAMY, Norbert. Dicionário de Psicologia Larousse. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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