Um blog muito simples para pesquisa, mas com bom conteúdo. Em sua primeira página ao contrário dos demais não exibem artigos mas esclarece como acontece o funcionamento do blog, suas funções e objetivos. Possui um espaço em todas as paginas para comentários, e fóruns que podem ser criados pelos visitantes. Tem os artigos separados conforme a abordagem da Psicologia ou autores, proporcionando facilidade para encontrar o que desejamos.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
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Fameblu – Faculdade Metropolitana de Blumenau
ResponderExcluirProfessora: Juçara Clemens
Acadêmicas: Agda Gomes N. da Silva
Neila Maria Mathias
Curso: Psicologia – PSI 23
No livro Os adolescentes nem adultos, nem crianças: Seres à procura de uma identidade própria o autor Augusto Palmonari relata sobre adolescência e relaciona esse período com todas as mudanças, os conflitos que os adolescentes sofrem com a chegada da puberdade. Relata sobre a sexualidade e ambigüidade do adolescente nesse período de transição da adolescência para a fase adulta, período que a socialização passa por tensões sejam elas individuais ou de formação de grupos, sendo que o adolescente está sempre em busca de uma identidade própria.
Convidamos os interessados a visitarem nosso glossário disponível no blog(psicoescolaredu.blogspot.com)
Esse glossário foi criado com o intuito de falar e esclarecer sobre determinadas palavras existente no livro citado acima, todas ligadas ao período da adolescência.
Pratica Educativa referente ao livro Os adolescentes nem adultos, nem crianças: Seres à procura de uma identidade própria. Augusto Palmonari. Editora Paulinas – São Paulo. 2004.
Glossário
ResponderExcluirAdolescência: A adolescência é uma fase de reestruturação afetiva e intelectual da personalidade, um processo de individualização e de metabolização das transformações fisiológicas ligadas a interação do corpo sexuado. O adolescente é assim como uma moratória infiltrada por uma problemática de identidade. O ideal consiste em negociar os lutos, as perdas e as desilusões até o momento em que o sujeito pode assumir sua separação e sua diferenciação na autonomia.(Doron, Parot, 2001, pag. 32)
Ambígua: Que se tomar em mais de um sentido; equivoco, cujo procedimento denota insegurança.(Aurélio, 2006, pag. 116)
Autoconceito: Representação de si mesmo, no sistema de conhecimentos do individuo. Essa representação é equivalente a uma estrutura cognitiva provavelmente complexa, que intervém no tratamento das informações que provêm, ou do ambiente, social do individuo ou do seu próprio comportamento. É formada de um conjunto de metaconhecimentos funcionais e de conhecimentos factuais que se encontram ativados por certos aspectos marcantes do ambiente ou do comportamento. O outro conceito serve para organizar a informação nova no que diz respeito a si mesmo. Ele implica regras de inferências, julgamentos, codificações, recuperação dessas informações na memória, assim como predição e planejamento dos comportamentos futuros.( .(Doron, Parot, 2001, pag. 98)
Auto-estima: A Avaliação pessoal que o individuo faz de si mesmo, o senso de seu próprio valor ou competência. Uma auto-estima excessivamente baixa é considerada como um indicador de um provável distúrbio psicológico e, em especial, é uma característica da depressão. Existem muitos questionários simples para medir a auto-estima, tanto quando testes sofisticados.( Stratton, Hayes, 1997, pag. 24)
ResponderExcluirComportamento: Atividade de um organismo em interação com o seu ambiente o termo designa, de maneira genérica, ou o conjunto das atividades(o comportamento humano) ou uma atividade em particular(atividades ou higiene, por exemplo). Num extremo comportamento é uma unidade descritiva mínima recortada de maneira convencional, mas, metodologicamente justificada, no fluxo continuo das atividades do sujeito; no outro extremo, ele é uma ampla unidade funcional dotada de significação na adaptação do organismo no seu meio.(Doron, Parot, 2001, pag. 157)
Contexto: A situação em geral ou ambiente no qual um evento ou fenômeno ocorre. Existe evidência de que a memória é altamente dependente do contexto e que o restabelecimento de um contexto fornece pistas que facilitam a recuperação das lembranças. De modo semelhante, o contexto de uma comunicação ou de uma expressão verbal pode ser um fator importante no modo como ela vai ser compreendida.(Stratton, Hayes, 1997, pag. 51)
ResponderExcluirDeságio: Diferença entre o valor nominal de um titulo, ou um preço tabelado de uma mercadoria, e o valor efetivamente pago.(Aurélio, 2006, pag. 295)
Dialética: Arte de dialogo ou da discussão.(Aurélio, 2006, pag. 316)
Empatia: Intuição daquilo que se passa no outro,sem contudo esquecer-se de si mesmo,pois nesse caso,tratar-se-ia de identificação.Para Rogers a empatia consiste em captar com maior exatidão possível as referencias internas e competentes emocionais de outra pessoa e compreende-los como se fosse essa pessoa.(Doron, Parot, 2001, pag. 276)
Estimulo: Qualquer evento ao qual o organismo, humano, animal ou planta, responde. O estimulo é um termo em geral que evita especificar a forma em que a estimulação é apresentada. Essencialmente, refere-se a qualquer coisa que é detectada pelo equipamento sensório do organismo.(Stratton, Hayes, 1997, pag. 95)
ResponderExcluirFrenético: Que tem ou revela frenesi.(Aurélio, 2006, pag.418)
Identidade: No sentido geral, caráter daquilo que é o mesmo(mesmidade) ou único, embora possa ser percebido, representado ou denominado de maneiras diferentes.
Vinculo: aquilo que liga, ligação, liame: estabeleceu-se um vinculo de cumplicidade entre dois amigos aquilo que se relaciona duas ou demais coisas entre si; ligação procurou-se saber se o vinculo poderia existir entre relação forte de sentimentos e de afetividade: Os vínculos entre mãe e filho.(Doron, Parot, 2001, pag. 403)
Libido: Um termo originalmente usado por Freud para se referir à energia sexual derivada do id e disponível para energizar o poder da mente e das atividades físicas. Mais tarde, Freud reconsiderou a libido como uma energia geral da vida. No uso, cotidiano, o termo ainda está associado à conotação sexual.( Stratton, Hayes, 1997, pag. 139)
Maturação: Processo pelo qual um organismo atinge a maturidade, ou pelo qual uma função biológica ou psicológica se acha atualizada. A noção de maturação envolve sempre, senão exclusivamente, uma evolução interna do organismo corresponde a um programa de desenvolvimento característico da espécie na realidade, a expressão dos processos sempre se encontra estritamente imbricada na interação do organismo com o meio exterior.(Doron, Parot, 2001 pag. 485)
ResponderExcluirMotivação: Inscreve-se a motivação na função de relação do comportamento: graças a ela, as necessidade se transformam em objetivos, planos e projetos: o sujeito busca ativamente formas de interação, de modo que certas relações com certos objetos são requeridas ou indispensáveis para o funcionamento. Distinguem-se motivações apetitivas ou de consumição, e motivações aversivas ou de evitação. A fome e a sede, de um lado a necessidade de evitar uma ameaça ou uma fonte de dor de outro, são exemplos de motivação e necessidade.(Doron, Parot, 2001, pag. 514)
Ontogenia: Trata das origens e desenvolvimento do individuo. Provavelmente, o emprego mais conhecido, da palavra encontra-se na frase ‘ a ontogenia recapitula a filogenia’, a qual representa um principio biológico popular no começo do século vinte, afirmando que os estágios de crescimento de cada individuo membro de uma mesma espécie refletiam o desenvolvimento evolucionário da espécie em si.( Stratton, Hayes, 1997, pag. 163)
Percepção: Função de captação de informação dos acontecimentos dos meios exterior e interno através de mecanismos sensoriais a velha questão de a percepção nos fornecer um conhecimento do mundo. Tal como ele é, questão freqüente na reflexão dos filósofos, foi substituída na psicologia cientifica, e mais particularmente psicofisiologia moderna. Por uma perspectiva completamente diferente numerosos dados empíricos demonstram que a percepção não realiza um simples registro do real. As diferentes modalidades sensoriais, por meio das quais os organismos das diversas espécies entram em contato com o mundo exterior, recortam seletivamente, na realidade física, informações especificas, excluindo outras.(Doron, Parot, 2001, pag. 579)
ResponderExcluirPersonalidade: Aqueles traços relativamente duradouros de um individuo que explicam suas maneiras características de se comportar. Esta é uma elaboração nossa como uma definição útil, mas muitas alternativas seriam possíveis. As diferenças não são uma questão de precisão, mas de decidir que abordagem pode ser mais produtiva para o sujeito.(Stratton, Hayes, 1997, pag. 175)
Pulsão sexual – força biológica inconsciente que ,agindo de forma permanente,suscita uma determinada conduta.
A fonte das pulsões é corporal:,é um estado de excitação(fome,sede necessidade sexual)que orienta o organismo para um objeto,graças ao qual a tensão será reduzida.Freud estudou as pulsões ditas instintivas e o recalque*que elas sofrem pela censura*moral.(Sillamy, 2001, pag. 194)
Síndrome: Sintoma.(Doron, Parot, 1998, pag. 710)
Transgressão: Numa perspectiva psicodinâmica, a transgressão constitui uma experiência especificamente humana, realizada por um sujeito desejante, que, transpondo os limites, se depara com o enunciado da interdição. Como as interdições delimitam o desejável e reduzem o possível ao permitido, transpor e ir além é tentar deslocar os limites colocados ao acesso do conhecimento e da fruição. Prova de superação, mas também de negação dos princípios ligados aos efeitos de separação e diferenciação responsáveis pela castração e pela interdição do incesto, a transgressão é uma experiência impossível para reencontrar o estado original perdido da repleção e unificação.(Doron Parot, 2001 pag. 763)
REFERÊNCIAS
PALMONARI, Augusto. Os adolescentes nem adultos, nem crianças: Seres à procura de uma identidade própria. São Paulo: Paulinas, 2004.
DORON, Roland; PAROT, Françoise. Dicionário de Psicologia. São Paulo: Ática, 2001.
FERREIRA, A.B.H; et al. Minidicionário Aurélio. Curitiba: Positivo, 2006.
SILLAMY, Norbert. Dicionário de Psicologia Larousse. Porto Alegre: Artmed, 1998.
STRATTON, Peter; HAYES, Nicky. Dicionário de Psicologia. São Paulo: Pioneira, 1997.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
ResponderExcluirFACULDADE METROPOLITANA DE BLUMENAU
CURSO: Psicologia
PROFESSORA: Juçara Clemens
ALUNAS: Adriana Ribeiro da Silva e Maria Claudia Gazola
Semestre: 2009.1
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPRÁTICA EDUCATIVA PSI 23
ResponderExcluirO livro Adolescentes nem adultos, nem crianças. Seres à procura de uma identidade própria de Augusto Palmonari nos fazem pensar e refletir e obter conhecimentos sobre as transformações na adolescência, sendo um período em que a pessoa não é mais criança, mais também ainda não é adulto, sendo uma fase caracterizada pelos impulsos do desenvolvimento físico, emocional, mental e social onde o adolescente está em busca de uma identidade própria, idade também aonde surgem conflitos familiares, acontece às identificações de grupos, a descoberta da sexualidade onde surgem dúvidas e curiosidades em relação ao sexo. Todas as mudanças nesta etapa da vida geram conflitos, sendo então nesta fase muito importante o conhecimento das transformações e o esclarecimento de dúvidas para uma vida saudável.
Por isso pensamos que este livro é uma boa indicação para todos que se interessam ou queiram entender, tirar dúvidas ou até mesmo se aprofundar no tema adolescência. Escolhemos algumas palavras do livro e termos que instigou e deixou dúvidas e nos fez realizar a busca de sentido e que será apresentada logo a baixo com seus respectivos significados para uma melhor compreensão na hora da leitura, esperamos que estas palavras possam lhes auxiliar.
ResponderExcluirDesejamos uma ótima leitura a todos.
Glossário:
ResponderExcluir1) Adaptação: Ajustamento de um organismo ao seu meio. (SILLAMY, Norbert; ano: 1998; pág. 10). Adaptação: Ato ou efeito de adaptar-se. Processo que permite a um ser vivo tornar-se mais apto a sobreviver no ambiente em que vive. (Mini Aurélio; ano: 2008; pág. 93).
2) Adolescência: Período do crescimento humano usualmente situado entre o início da puberdade e o estabelecimento da maturidade adulta. Em termos de desenvolvimento o período caracteriza-se pela transição do estágio infantil para o estágio adulto de inúmeras funções incluindo as sexuais. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 15).
3) Ambigüidade: Natureza de uma declaração ou situação que possui dois significados ou é suscetível de duas interpretações. Figuras ambíguas são as que podem ser vistas de duas maneiras ou mais. Como nas chamadas ilusões de perspectiva reversível. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 19).
4) Anormalidade: Desvio mais ou menos extremo prejudicial das condições normais de equilíbrio, integração e ajustamento, tendo por causa direta ou indireta fatores patológicos ou mórbidos. O estudo das anormalidades mentais constitui o domínio da Psicopatologia. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 26).
5) Apatia: Ausência de sentimento, indiferença. Pode ser com freqüência, sintoma de condição. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 27).
6) Autonomia: Por oposição à heteronomia, designa o processo pelo qual um homem ou um grupo de homens, adquire ou determina por si mesmo suas próprias regras de conduta. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 10).
7) Coetâneo: Que vive ou viveu na mesma época de outro. Que é da mesma idade do outro. (
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS; ano: 2008; pág. 318).
8) Cognitivo: Modo como o indivíduo vê o mundo físico e social incluindo todos os seus fatos, conceitos, crenças e expectativas, assim como o padrão de suas relações mútuas. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 58).
9) Comportamento: Conjunto de normas extremamente complexas de reações ou respostas de um organismo aos estímulos recebidos do seu meio. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág.: 59).
ResponderExcluir10) Dialético: Busca da verdade pelo diálogo, pela discussão. Método de pensamento que opõem ideais ou fatos contraditórios com o intuito de resolver as contradições. (
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS; ano: 2008; pág. 441).
11) Empatia: Compreensão intelectual de uma pessoa por outra pessoa, associada à capacidade de sentir como se fosse essa outra pessoa. A empatia é fenômeno muito mais complexo do que a simpatia. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 92).
12) Empírica: Que se fundamenta nos dados da experiência, nos fatos recolhidos pela observação ou pela experimentação. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 276).
13) Estereótipo: Percepção ou concepção relativamente rígida e esquemática de um aspecto da realidade, especialmente de grupos ou pessoas. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 107).
14) Estímulo: Evento físico ou alteração na energia física que desencadeia a atividade fisiológica em um orgão sensorial. Em contexto psicofísico, o estímulo é sempre um agente externo que entra em relação com o processo sensorial, mas existem também motivações internas ( emoções, sentimentos ),que estimulam ou afetam o comportamento, sem a intervenção direta de uma energia física estranha ao organismo. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 108).
15) Filogênese: conjunto dos processos de evolução dos seres vivos, dos mais elementares até os mais complexos. A filogênese fundamenta-se, por um lado, na taxonomia, classificação dos seres vivos de acordo com características fenotípicas comuns, e por outro, nas teorias da evolução que têm a intenção de explicar e dar conta da genealogia das espécies. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano 2003; pág. 347).
16) Flexibilidade: Aptidão ou propriedade das condutas, caracterizada pela facilidade de aprender dados sob ângulos diferentes, de imaginar soluções variadas para um problema ou empregos variados e novos para um objeto ou palavra. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 349).
17) Frenético: Que tem ou revela frenesi. (Mini Aurélio; ano: 2008; pág. 418).
18) Homogeneidade: Intuitivamente, dizer que dois grupos são homogêneos é dizer que se pode misturá-los. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 397).
19) Identidade: Qualidade de idêntico. Os caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa: nome, idade, estado, profissão, sexo, etc. (Mini Aurélio; ano: 2008; pág. 459).
20) Individuação: Processo pelo qual uma parte do todo se torna progressivamente distinta e independente, a diferenciação de um todo em partes cada vez mais independentes. Trata-se de um complexo processo social que envolve mudanças na própria pessoa e na forma como ela é percebida pelos outros. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 154).
21) Intrapsíquico: Tudo o que se origina ou ocorre no interior da mente, psique ou eu. Conflito intrapsíquico é aquele que se desencadeia entre dois impulsos ou motivos na mesma pessoa. Os conflitos endógenos, psicogênicos e autísticos são caracterizadamente intrapsíquicos. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 164).
ResponderExcluir22) Latência: Condição de um mecanismo orgânico entre o início de um estímulo ou excitação e o início da reação ou resposta observável. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 179).
23) Maturação: Aquele aspecto do processo de desenvolvimento para o qual contribuem os fatores inatos e hereditários que dotam o indivíduo com uma estrutura de personalidade potencial, propensa a manifestar-se à medida que ele cresce. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág.: 188).
24) Motivação: Conjunto de fatores dinâmicos que determina a conduta de um indivíduo. (SILLAMY, Norbert; ano: 1998; pág. 158).
25) Ontogênese: Ao contrário da noção de filogênese, que diz respeito a processos de evolução e de aquisição próprios de uma espécie, a noção de ontogênese designa o conjunto dos processos de desenvolvimento e de aquisição próprios de um indivíduo. Filogênese e ontogênese não são independentes: as aquisições individuais só são possíveis nos limites fixados pela espécie, e inversamente, o processo de aquisição da espécie é midiatizado pelas aquisições individuais. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 553).
26) Percepção: Processo pelo qual o indivíduo se torna consciente dos objetos e relações no mundo circundante, na medida em que essa consciência depende de processos sensoriais. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 223).
27) Personalidade: Elemento estável da conduta de uma pessoa, aquilo que a caracteriza e a diferencia de outrem. (SILLAMY, Norbert; ano: 1998; pág.: 180).
28) Psicotrópicos: Medicamento que age sobre o psiquismo. (Mini Aurélio; ano: 2008; pág.: 664).
29) Puberdade: O período relativamente curto de mudanças fisiológicas durante o qual os órgãos sexuais tornam-se maduros. Para as meninas, esse período não dura mais de seis meses, habitualmente, para os rapazes pode durar dois anos ou mais. (CABRAL, Álvaro; NICK, Eva; ano: 2003; pág. 263).
30) Regressão: No seu sentido geral, freqüentemente adotado pelas ciências sociais, este termo designa um recuo, uma volta para trás, e se opõe ao termo progressão. Em biologia, a regressão (ontogenética ou filética) é um processo de retorno, por atrofia a uma forma aparentemente semelhante à de um estado anterior do desenvolvimento. (DORON, Roland; PAROT, Françoise; ano: 2001; pág. 664).
31) Vínculos: Aquilo que liga, ligação, liame: estabeleceu-se um vínculo de cumplicidade entre dois amigos.(ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS; ano: 2008; pág. 1291 ).
REFERÊNCIAS
ResponderExcluirACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. 2008.
CABRAL, Álvaro; NICK, Eva. Dicionário Técnico de Psicologia. São Paulo: cultrix, 2003.
DORON, Roland; PAROT, Françoise. Dicionário de Psicologia. São Paulo: Ática, 2001.
MINI AURÉLIO. Dicionário da Língua Portuguesa. 2008.
PALMONARI, Augusto. Os adolescentes nem adultos, nem crianças: Seres à procura de uma identidade própria. São Paulo: Paulinas, 2004.
SILLAMY, Norbert. Dicionário de Psicologia Larousse. Porto Alegre: Artmed, 1998.